Como o post anterior falava de Saotome e onnagata, é hora de comentar um pouco sobre essa forma de expressão artística- o teatro Kabuki.
Peraê, mas non era onnagata?
Sim sim! Mas calma que eu chego lá...
O teatro kabuki tem origens no era Edo (sim, a do Battousai, otaku-chan!), sendo uma forma mais popular de teatro. Na época, o teatro Noh era destinado às classes mais abastadas (não é abestada!), e o Kabuki surgiu como o entretenimento das massas. MASSSSSS, mulheres não entravam! O clube do bolinha do Shogun Tokugawa era brabo! Restava então que o homem fizesse o papel de mulher, surgindo então o onnagata. Atualmente essa restrição não existe, mas como já tem toda aquela tradição, os homens continuam fazendo os dois papíes, mantendo os onnagata firme e forte!
Artistas talentosos existem aos montes no kabuki, mas na minha humirde opinião um deles se destaca e tem um cantinho especial no meu coração (ô que lindo)!
Ladies and gentleman, and the oscar goes to (Opa, frase errada)! Com vocês, O munitu, vitaminado e talentoso... Taichi Saotome!
No Brasil seria transex, né? |
Taichi Saotome tem 19 anos, e é uma coisa impressionante ver o moleque interpretar! Não adianta eu ficar aqui falando e falando, o negócio é ver pra crer. Os gestos delicados, o movimento que parece flutuar... Sinceramente eu custei a acreditar que a gueisha que eu vi dançar era um homem, por mais habilidoso que fosse!
Saotome também interpreta papéis masculinos, pra quem já pensou que o menino se entregou ao batom e largou a katana! Aí perde a delicadeza e desce a porrada! (NA dança, na dança!)
Graças a Nossa Senhora da Net existem muitos vídeos disponíveis no youtubão e outros sites. Não deixe de conferir as performances fantásticas de Saotome. Como onnagata, samurai ou seja lá como for, é um espetáculo divino. É assisitir e depois procurar o queixo caído em algum canto da casa ! ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário