Quem assistiu Nodame Cantabile conhece a história dessa protagonista: talentosa, completamente maluca e sem saber muito o rumo certo a tomar. Durante sua jornada no mundo da música, seu destino era com certeza ter sua estrela brilhando pelos palcos do mundo, encantando a todos com seus dons de pianista. Mas até chegar lá, muita crítica e muitos problemas...
Na vida real as coisas não são muito diferentes. Ueno Juri está sofrendo os mesmos percalços de Nodame. Aliás, dizem as más línguas, POR CAUSA dela!
Vamos recapitular, né.... Pra quem não se lembra, Ueno Juri é a atriz que deu vida à Nodame nos live-actions da série. Aliás, NINGUÉM faria tão bem a Nodame quanto ela. Acho que representou tão bem que ficou com resquícios Nodamescos nos papéis futuros... Isso quem acha não sou eu, mas os críticos ferrenhos japoneses.
Depois do papel em Nodame Cantabile, Ueno Juri fez o dorama "Sunao ni Narenakute". Ali não tinha nada de "mukya" ou "gyabo".
Em 2011 Ueno recebeu um papel desafiador: seria a protagonista de "GOU", o dorama taiga da NHK. Pra quem não sabe, esse tipo de dorama dura o ano todo, diferente das novelas tradicionais com 12 episódios. São temas históricos, atraindo grande atenção do público japonês. Os olhos se voltam ferozmente para qualquer deslize em atuações ou falhas em retratar os períodos históricos.
"Gou" começou com bons índices de audiência, mas foi caindo, caindo... Aí os críticos saem das sombras e começam a destilar veneno! Dizem que o script é ruim, que o pano de fundo histórico contém erros, e claro, pau na protagonista! Ueno Juri anda sofrendo até pela pouca idade: muitos acreditam ser um erro escolher uma atriz de 24 anos para protagonizar uma mulher que à época tinha quase 30. E críticas diretas como "ela não sabe atuar num dorama histórico" ou "o jeito que ela fala não combina de maneira alguma".
Pra chutar cachorro morto mesmo, o crítico Hiruma Masaaki escreve o seguinte:
"Sua atuação é pobre. Não importa o que faça, ela sempre parece com Nodame. Foi um papel de muito sucesso para ela, mas ela não consegue colocar peso suficiente em sua personagem como seria apropriado para uma mulher vivendo na Era Sengoku. Outras como Suzuki Honami estão fazendo um grande trabalho, mas a atuação Nodame de Ueno faz seu personagem parecer mais como uma princesa retardada. Ela tem um rosto e olhos grandes por natureza, mas nada disso é necessário para um dorama histórico. Sua atuação a faz parecer uma garota de Shibuya, não uma princesa. Telespectadores julgam um personagem dependendo da pessoa que o faz, mas desde que sua imagem de Nodame é ainda muito proeminente, foi um erro colocá-la no elenco de um dorama taiga em primeiro lugar."
Pra jogar a pá de cal por cima, ainda dá um tapa na cara do resto do dorama:
"Você é livre para interpretar a história de maneiras diferentes, mas não para distorcer fatos históricos. As pessoas vão parar de assistir (o dorama), porque elas não engolem mais o que está acontecendo. Não se chama Oda Nobunaga de "tio", isso não se encaixa na Era Sengoku. Estou farto disso, é pura perda de tempo."
Meodeos!!! Fiquei chocada com tantas críticas! Não vou abrir minha boquinha, porque não assisti ao dorama ainda. Mas de qualquer maneira, acredito que a Ueno Juri deve estar no mínimo arrasada com essa onda de críticas. Japoneses são perfeccionistas por natureza, imagina uma atriz que encarou um desafio tão grande desses? Ninguém gosta de ter seu trabalho reduzido a lixo e "perda de tempo"... É por essas e outras que eu nunca, jamais, em tempo algum seria atriz! Acho que minha auto-estima não resistiria a uma saraivada dessas não.... Anyway, espero que a Juri-san se esforce e cale a boca desse povo que adora meter o pau nos outros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário