Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

E depois do Tokai- O espírito japonês

Amo o Japão assumidamente. Rasgado. Escancarado. Não me canso de dizer que se houvesse perfeição na humanidade, certamente a nação japonesa seria a representação mais próxima disso. 

Ao ver as notícias pós terremoto e tsunami, vemos o caos mais organizado do planeta. Em meio a tremores e devastação sem precedentes a população age de maneira instantânea e coreografada. Evacuações são feitas de modo ordenado, pessoas dormem no chão em silêncio, cada um em seu papelão, seu pedaço de cobertor. Tudo foi ensaiado e treinado desde a infância. As escolas sempre ensinaram o que fazer em caso de terremotos, os estrangeiros que chegam ao país passam por treinamentos e cada um tem seu papel definido nesse teatro da sobrevivência. A ordem e a preocupação com a segurança salvaram milhares de vidas no Japão. Que país do mundo teria um número tão reduzido de vítimas diante de um terremoto dessa magnitude? Ainda que os números de vítimas não parem de subir, é um grão de areia no deserto perto do que seria em qualquer outro país.

Desde as primeiras notícias quase não saio da frente do computador. Sites de notícias e twitter me deixam a par dos acontecimentos e andamento das coisas nas principais cidades atingidas. Mas o título desse post vai para uma situação que para mim reflete o espírito japonês de ajuda, força e superação.
Sigo o twitter de alguns famosos como Ayumi Hamasaki e Utada Hikaru. Minha primeira surpresa foi observar que Ayumi passou a noite em claro mandando mensagens de conforto, esperança e força para seus fãs. Eu que já era fã, desnecessário dizer que meu nível de admiração por ela atingiu as alturas. AINDA QUE numa situação como essa seria normal que a solidariedade emergisse com força total, certas "celebs" não gastam o esmalte de suas unhas teclando para "pessoas comuns".

Mas essa regra não se aplica ao espírito japonês. Ayu ficou a noite inteira postando recomendações e medidas de segurança, como estocar água e alimentos. Outros famosos não ficaram atrás. Os que sigo no twitter- Utada Hikaru, TM REVOLUTION, Himeka e Kubo Tite- estão constantemente mandando mensagens com informações diversas e apoio as vítimas. 

Post da Utada orientando os estrangeiros no país a buscar informações na rádio NHK

Ayu mostra força aos fãs de todo o mundo

Takanori do TMRevolution deixa um link do Google para procurar por desaparecidos após o terremoto(*)

É claro que num momento como esse não existe espaço para o egoísmo e cuidar só de suas próprias perdas, mas sabemos que muitas criaturas famosas cultivam a mediocridade e a imbecilidade. No entanto, grandes nomes da cultura japonesa estão sendo grandes na maior arte de todas: o amor ao próximo.

Japão, eu te amo. Japoneses, ganbatte!


(*) o link do Google para buscar por desaparecidos é http://japan.person-finder.appspot.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário