Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Quando a arte imita a vida... Tokyo Magnitude 8.0

Infelizmente aconteceu o tão anunciado e temido terremoto chamado "TOKAI". Sismólogos já divulgavam há tempos um tremor de terra de magnitude 8.0, e que obviamente, seria devastador. 

Não existem palavras suficientes para descrever o horror que sentimos ao ver lugares serem varridos do mapa como se fossem miniaturas. A região de Sendai foi arrasada e o número de mortos deverá subir vertiginosamente. Mesmo em um país extremamente moderno e que disponibiliza todos os recursos para minimizar os impactos de catástrofes naturais, o que fazer frente ao sétimo maior terremoto da história mundial? As imagens que nos chegam pela tv e internet são horríveis.  É impossível não se sensibilizar e se colocar no lugar dos japoneses.

Tal sofrimento não poderia ser diferente no mundo dos animes. É quase impossível não se lembrar de uma série que retrata exatamente o que seria de Tokyo após um terremoto de 8.0. Embora o epicentro não tenha sido na capital, é medonho ver tamanha tragédia em forma de animação: a cidade de Tokyo em ruínas enquanto dois irmãos andam pelas ruínas da cidade, tentando voltar para casa.











 Ao assistir o anime, todo o terror e destruição são detalhados com uma riqueza esmagadora. O sofrimento, superação e a sensação de que aquilo nunca vai ter fim. Os irmãos nunca chegarão em casa, o caos não vai embora, a lembrança impregnada não vai desaparecer jamais. Mas ao menos no anime, a tristeza é fictícia, Tokyo ainda está de pé e tudo continua como antes. 




  Agora ficção e realidade parecem se fundir numa coisa só. Tokyo ainda está de pé, mas outras áreas estão mergulhadas no caos. A vida imita a arte, a arte imita a vida, nas coisas boas e nas tragédias também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário