Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

O espírito Japonês- Parte II

Se os problemas pós catástrofe se multiplicam, a solidez e a garra japonesas também o fazem. Depois da Operação Yashima, anônimos e famosos mostram do que é feita a força de seu país.

Através do twitter foram publicados recados de pessoas que vivem a tragédia de perto. São relatos curtos porém tocantes, repassados através da rede social como forma de incentivo e encorajamento aos leitores. 
"Disneyland (Tokyo) distribuiu doces de suas lojas. Algumas garotas do colegial pegaram quantos puderam. Me perguntei o porquê, mas elas davam os doces para as crianças na área de evacuação. Aquilo foi uma cena realmente comovente."

"Meu filho de dois anos estava calçando os sapatos e dizendo para si mesmo" Vou prender o terremoto!" - Eu percebi que dentro de um corpo frágil há muita coragem e justiça. Pessoal, vamos nos manter fortes e passar por isso."

" Um tráfego tão congestionado... Só um carro pode passar a cada luz verde, mas eu fiquei comovido ao ver pessoas dirigirem gentilmente. Alguns cruzamentos ficaram completamente parados por mais de cinco minutos, mas não ouvi uma buzina sequer, só os sons de "obrigado" por dez horas. Estava assustado, mas também acalentado, e passei a gostar do Japão ainda mais."

"Na noite passada, quando estava cansado de esperar pelo trem na estação, um dos sem teto me ofereceu um pedaço de papelão para amenizar o frio... Mesmo nós os ignorando no dia a dia... Tão confortante."

Pra quem acompanha as notícias e sente grande amor e respeito pelo Japão e seu povo, relatos como esses são lindos e extremamente tocantes. Chorei ao ler o último, imaginando alguém que já não tem quase nada dividindo o pouco que sobra com um estranho. Uma nação rica que hoje sofre com a falta de elementos básicos à sobrevivência. Chorei acima de tudo pela austeridade e postura que tomam frente ao caos. É força e vontade de viver pura e aplicada. Meus olhos se enchem de lágrimas quase todos os dias ao ver a luta em meio a tanto sofrimento e dor.

Todos se mobilizam para ajudar, e com os famosos não poderia ser diferente. Ayumi Hamasaki passa noite e dia no twitter com mensagens de solidariedade. Takahiro Nishikawa, ou TM REVOLUTION, já está organizando um show para arrecadar fundos para as vítimas.

Gackt-sama também organizou um evento chamado "SHOW YOUR HEART". Em palavras do mesmo:

"Decidimos organizar o evento como algo que até mesmo nós pudéssemos começar para ajudar. Queremos que todos nos emprestem suas forças. Embora individualmente não possamos fazer muito, se todos trabalharem juntos a força se torna enorme. Nessas horas precisamos ter a coragem de estender uma mão para ajudar." 

A campanha conta com o apoio de diversos artistas, e o dinheiro arrecado será doado para a cruz vermelha e associações locais.


Bae Yong Joon, um ator coreano que se tornou muito popular no Japão depois do dorama Winter Sonata, doou 900 mil dólares para as vítimas japonesas. Yon-sama, como é carinhosamente chamado pelos fãs, doou a quantia para a agência de Turismo do Japão, que irá distribuir o dinheiro a associações locais. 

"Estou grudado em frente à tv, preocupado com a segurança de todas as vítimas... [...] Pensarei na melhor maneira de ajudar( para levar alívio às vítimas)"

Sorte a dele que não é doação para o Brasil, porque só Deus sabe onde essa grana toda ia parar...






E tem mais gente na mobilização! 


Yoshiki-sama do X-Japan vai leiloar seu "piano de cristal", doando todo o dinheiro às vítimas japonesas. De acordo com especialistas, o piano é um "item sem preço". Yoshiki também vai arrecadar outros donativos através de sua ONG "YOSHIKI FOUNDATION AMERICA".

Mesmo não morando no Japão (atualmente em Los Angeles), Yoshiki afirmou através do twitter que vai permanecer no Japão para poder ajudar no que for possível.




* Os moçoilos lindos e de bidomes 6 gominhos do EXILE (ai perdição!), vão doar 500 mil garrafas de água mineral e quantias em dinheiro.


* As trocentas mil garotas do AKB48 também começam a abrir os bolsos!




*Takehiko Inoue, mangaká de sucessos como SLAM DUNK e VAGABOND, posta continuamente desenhos com pessoas sorrindo em seu twitter. 



Yoko Kanno compôs uma música simples, mas capaz de fazer brotar aquela lágrima discreta. Kimi de ite buji de ite" (algo como "Seja você e está tudo bem"), tem a voz de Yoko e o piano:

“Preocupado
O mundo está preocupado com você
Eles procuram pelo seu nome

Está junto
O mundo está junto de você
Eles encontrarão sua vida

Coração e corpo
Sem partir, te abraçando
Até te encontrarem, Seja você
Fique bem”



Ouça a canção postada no youTube, que fecha com chave de ouro esse post, que me faz amar mais os japoneses, aprender lições e ser uma pessoa melhor:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário