Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

Varridinha básica dos problemas para debaixo do tapete

A crise no Japão está cada vez mais grave, isso não é novidade. O que causa mais espanto que a iminência de uma catástrofe nuclear é a austeridade dos japoneses. 

Em reportagem ao Jornal da Globo de ontem, Roberto Kovalick frisou o completo pânico e desespero dos estrangeiros residentes no país e o que parece ser  um desespero contido dos japoneses. Por estarem acostumados a tragédias e manifestações brutais da natureza eles se organizam e tentar manter a rotina. Trabalham, sorriem, vivem da melhor maneira possível.

Para um olhar ocidental é pura estranheza. As diferenças culturais aqui se tornam mais que evidentes. A calma e disciplina dos japoneses deixa os estrangeiros simplesmente boquiabertos e incrédulos.

Mas parece que essa montanha de sabedoria oriental também tem lá suas fragilidades. Não se pode colocar o dedo na ferida por muito tempo, ainda que aos nossos olhos certas coisas não são ofensivas aos orientais.
Exemplo clássico do comportamento japonês foi publicado em matéria do site Anime Blade. A programação japonesa na tv sofreu grandes alterações, passando a transmitir 24 horas por dia notícias do terremoto e seus efeitos. Portanto nenhum anime foi televisionado, alguns estúdios interromperam as atividades e pode haver uma diminuição do número de episódios, para não alterar a estreia da temporada de Primavera.

Mas não é só no número de episódios que os cortes surgem. Tudo relacionado a terremotos, tsunamis, radiação e afins simplesmente são CENSURADOS das tevês japonesas. Teoricamente para não trazer à tona as lembranças de momentos difíceis.

Essa tática não é nova, e atinge a programação televisiva quando "shit happens" no Japão. Os animes e seus personagens com poderes fantásticos estão na lista do corte.




Shirohige (One Piece), pode colocar suas barbinhas de molho. Sua força é capaz de causar um terremoto?Então tá cortado, meu filho!


O mangá Coppelion passou no buraco da agulha da censura. A história de Inoue Tomonori se passa numa Tokyo contaminda por radiação pós acidente nuclear. A editora Kodansha anunciou que o mangá não será cancelado, já o anime, ainda em fase de produção, só deus sabe...

Segundo o jornal ASAHI, o filme Pretty Cure All Stars DX 3 também vai sofrer uma cortada básica numa cena em que aparece uma Tsunami.

Lembra de "Tokyo Magnitude 8.0" ? Esse então já era! A reprise já foi retirada do ar.


O que dizer dessa atitude?Seria um ato de varrer a sujeira para debaixo do tapete? Preservar os telespectadores? Evitar mais consternação? Os japoneses se aquietam e tentar ficar o mais calmos possíveis diante do caos. Os estrangeiros veem tal postura com desconfiança e um certo nervosismo. Para nós resta a compreensão do modo nipônico de ver e sentir as coisas, e acima de tudo, torcer para que essa aparente calma e resignação tenha algum fundamento no final das contas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário