Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Super Retrô- A Vida de um Otaku nos anos 90- PARTE I

Esses dias estava me lembrando de quando comecei a assistir anime... Foi numa daquelas conversas "gente, quanta coisa mudou nos últimos anos!" Sim... É tão surpreendente que quando me lembro das coisas que vivi, parece até mentira...

Se você começou a assistir anime a uns 2 ou 3 anos atrás, não é muita coisa. Mas para mim, com quase 15 anos na estrada otaku, haja história! Contando hoje, certas coisas são absurdamente antiquadas e até engraçadas, mas pra quem viveu a "minha época" de descoberta anime, é um momento nostalgia...
Vamos lá! Pra quem não viveu essa fase, olha o que um otaku brasileiro já passou nessa vida...


Nostálgico ao cubo

Alguns animes já haviam aparecido esporadicamente no Brasil, mas a tsunami  veio com tudo na extinta TV Manchete- hoje Rede TV!. 
O ano era 1996, e um anime apareceu para revolucionar- Saint Seiya, ou melhor- Cavaleiros do Zodíaco
OMG, eu me lembro como se fosse hoje !(diálogo de vó detected). - Aquilo era algo fora dos padrões em animação "para crianças". Luta com sangue?Porradaria comendo solta?Uma animação com qualidade superior? - Algo estava errado. E fiquei fascinada com aquilo. Lembro que estava sapeando pelos canais quando  vejo uns personagens de olhos enormes, extremamente bem desenhados, lutando de verdade e... Gentein, a cada soco, 234 litros de sangue. Fiquei louca para assistir aquilo todos os dias! Uma história com sequencia, nada daquelas coisas tolinhas de animação americana... Ohhhhhh.....

Com Cavaleiros do Zodíaco minha popularidade no colégio foi às alturas. Sim! Eu era a única mocinha a gostar de um desenho de pancadaria... Na hora do intervalo eu era praticamente a Deusa Athena entre os cavaleiros de bronze. Aquele bando de moleques e eu discutíamos sobre os episódios e contávamos os capítulos anteriores com A RIQUEZA de detalhes- diga-se os meninos se espancando e eu só olhando, claro. Afinal Deusa Athena é phyna e não parte pra porrada (graças a deus.)
Rayearth
Mal sabia eu que anime era uma coisa viciante e aí pronto... O que a Manchete mandasse a gente via. E todo mundo sabe que Cavaleiros foi um sucesso retumbante. De repente todas as crianças e adolescentes voltaram seus olhos para a animação japonesa, e um admirável mundo novo se abria para os fãs. E as emissoras de tv caíram matando, pra nossa alegria. Depois da Manchete o tio Silvio Santos trouxe alguns animes como Rayearth para o SBT. Tudo bem que era uma versão dublada e todos os nomes foram trocados... Que o SBT mudava de horário mais que qualquer coisa... E daí? Era anime. Era diferente demais pra perder.

Mas quem investiu mais pesado mesmo foi a Manchete, a nossa Animax dos anos 90 (Animax antiga né, porque hoje... )





Depois de Cavaleiros do Zodíaco veio Yoroiden Samurai Troopers, ou Samurai Warriors na versão dublada. Era a era dos heróis de armadura, e tudo que fosse minimamente parecido com Saint Seiya deveria ser explorado até os ossos. 


Samurai Troopers é, para mim, o melhor anime da era de armaduras. Não repetiu o mesmo sucesso de Cavaleiros por não ter litros de sangue jorrando. Na verdade, as semelhanças são somente no fato de usarem armaduras. SÓ. Ok, os "líderes" do grupo usam vermelho e existem particularidades a serem notadas em certas atitudes do grupo. Mas no resto... Juro que a  história de Samurai Troopers  merece um post à parte, só para desmistificar a comparação errônea entre eles e Cavaleiros! Mas tudo bem, isso fica pra outra hora... 

Que mais a manchete trouxe? Sailor Moon!
 
 Eu confesso que achava meio tosquinho, mas e daí? Era diferente do que eu já tinha visto até então... As lutas eram o fim da picada, mas tinha uma história engraçada e com uma trama envolvente... Essa série é o clássico dos clássicos, a vanguarda da era dos grupos femininos com roupinhas super cute lutando contra o mal!






Estamos ainda na era das armaduras, e a bola da vez era "Shurato". Armaduras enoooormes, os caras pareciam integrantes de um carro alegórico de uma escola de samba carioca. O ano era 1996, e apesar de copiar a fórmula de sucesso "lutas+armaduras" de Cavaleiros, apresentava uma história muito interessante, baseada nas mitologias budista e  hinduísta. 


Chega de armaduras! Em 1997 veio o anime revolucionário, cuja dublagem talvez seja a única elogiada entre os otakus do Brasil varonil: YU YU HAKUSHO. Nem vou falar demais sobre ele, porque reina absoluto como um dos melhores animes de todos os tempos. E sem sombra de dúvida, a melhor dublagem feita até hoje.


Sem mais armaduras, agora os mechas ocupavam espaço. Mudando o foco da programação, a Manchete apresentava o programa "US MANGÁ", trazendo OVAs da distribuidora americana de mesmo nome.  Detonator Orgun e Fatal Fury (a exceção da regra mecha-sci-fi) eram alguns dos nomes que pudemos assistir. Ali sim os agora viciados em anime puderam ver o que era uma qualidade superior em animação.  Enquanto as séries de tv costumam ter um orçamento menor, os OVAs e movies são mais bem feitos, e foi ali que eu entendi que nunca mais deixaria de ver essa coisa tão interessante chamada "anime"...

Depois de 1997 a Rede Manchete estava com dívidas até o pescoço, e fechou as portas, levando consigo o período áureo dos animes na tv aberta.  Mas abriu as portas de um mundo novo para milhares de jovens brasileiros, mostrando o caminho de um mundo novo e inesquecível. A Manchete deixa saudades, lembranças  e história pra contar!


 

2 comentários: