Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Um reencontro de amor- Utada Hikaru Singles Collection vol.2

Ouço Hikaru Utada desde quando ela estourou no mercado japonês, há 12 anos atrás. Ela sempre esteve entre minhas cantoras favoritas, como num amor recém descoberto. Queria baixar todos os singles, assistir aos clipes... Foi assim por muito tempo, mas quando dei por mim, sequer sabia o que Hikaru Utada estava fazendo. Mal me lembrava que ela tinha feito a primeira pausa na carreira. Era como uma paixão que se dissolvia com o passar do tempo, e sem perceber tudo já estava perto do fim. Lembro de uma amiga fanática por ela que sempre me perguntava "tem notícias da Utada?" - Como uma velha amiga que havia se mudado e não dava notícias há um tempo.

Não sei porquê isso aconteceu. Nem ouvia as músicas dela com a mesma atenção e emoção. Me lembro vagamente de boatos sobre momentos em que ela foi "estrela" demais com os fãs, em acessos básicos de frescura. Se é verdade não sei, mas acabei deixando suas músicas de lado.

Isso perdurou até eu começar a ler sobre as notícias de sua pausa na carreira e sua vontade em ser uma "pessoa melhor". Até postei isso aqui, e achei interessantíssimo. Primeiro porque é sempre maravilhoso ver uma pessoa querer crescer espiritualmente a olhos vistos, depois... Instantaneamente comecei a ver Utada como se fosse a primeira vez, lá nos tempos de "Automatic" e "First Love". Era uma cantora completamente diferente pra mim, com outra personalidade, outra vida! E veio o anúncio de seu show no Ustream em tempo real para todo o mundo. Seu show de despedida transmitido via web. Não poderia perder aquilo, embora não tivesse ainda certeza se iria achar lá essas coisas.

Ainda bem que assisti. Quando ela apareceu e cantou a primeira nota, senti um arrepio e meus olhos se encheram de lágrimas. Era como se eu estivesse lá. Era como se visse essa tal Utada Hikaru pela primeira vez.  Mesmo com a interpretação de canções antigas como First Love e Sakura Drops, era algo diferente. Eu havia me apaixonado duas vezes pela mesma cantora e suas canções!
Depois do show, uma olhadinha no seu último lançamento: um álbum duplo com a coletânea de seus singles, mais cinco músicas inéditas.
Ai meu Deus... Pra que baixar um CD só com músicas que eu já tenho? Eu e todo fã né? E por que mesmo assim tá no topo da Oricon?

Porque a Utada tem algo diferenciado. Mesmo sendo as mesmas músicas que eu já conheço, corri pra baixar. E o CD 2 tem só as inéditas, que são indispensáveis a todo fã da Utada, novos e antigos:
"Goodbye Happiness"- aquela do PV fofo que eu havia mencionado aqui. Cativante, arranjo que te faz viajar e o bom e velho vocal que só ela sabe fazer.

"Arashi no Megami"- Utada toca piano também! Essa música inicialmente parece a coisa mais simples do mundo. Vocalzinho e piano... Mas não se engane, é Utada-sama quem está por trás dessa canção. Depois do primeiro minuto a atmosfera da música muda e parece te envolver... É Utada. Ouça e pronto!
"Show me Love (not a dream)"- rock´n´roll baby! Um arranjo mais pesado, mas quem diria... Utada poderia muito bem ser uma cantora de j-rock. Combinou e ficou phyno!

"Hymne a l'amour ~Ai no Anthem~"- Vibe Shina Ringo detected! Utada  mostra claramente seu desejo em aprender francês cantando a introdução dessa música no idioma original. Depois manda tudo em japonês, num arranjo super original e fresco.

E agora? Utada fez seu último show, despediu de todo mundo e a partir de então, parte para sua busca interior e pausa na carreira. Fica a saudade e um gostinho de quero mais, e um amor renovado pela música de Utada Hikaru. Vamos esperar que ela não demore muitos anos nesse hiato né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário