Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Utada Hikaru: o clássico "A Volta dos Que Não Foram"

Olha ela novinha! 16 anos
Música japonesa sem Utada Hikaru não dá! É falar de arroz sem feijão e Japão sem trem-bala. Hikki é o Ronaldo Fenômeno do J-pop. Eu sou véia e me lembro de quando ela surgiu. Um hit chamado "AUTOMATIC" e uma balada chamada "FIRST LOVE". Pronto. Essas músicas são a 5ª Sinfonia e ela é Beethoven. Havia música antes e DEPOIS de Utada Hikaru.


Bonita e talentosa?NON!
Fez sucesso? Gentein, pra quem não lembra, First Love vendeu MAIS DE 2 MILHÕES DE CÓPIAS EM UMA SEMANA! Eu me lembro como se fosse hoje... Fuçando pela net tinha uma tal de Utada Hikaru que no álbum anterior tinha vendido só 8 mil cópias, mas agora era um fenômeno quase que sobrenatural de outro mundo! Fui "lá" conferir que diabo de menina era essa... Será que girava a cabeça 360 graus também? 
As primeiras músicas que ouvi foram "AUTOMATIC", "TIME WILL TELL" e "FIRST LOVE". "O que? Essa menina compôs isso?" Pensei...  Letras maduras, toda influência da música americana... Modernidade, estilo e muito talento. Não tinha mais volta. Estava criado o monstro sagrado da música japonesa, Utada Hikaru-sama.

Tá tá tá. Eu sou fã dela, adoro tudo o que ela faz, mas... Um dia ela "sumiu". Veja bem, ela queria estudar, fazer uma faculdade básica em Columbia, ser uma simples mortal na torre de babel americana. Sumiu do mainstream japonês. Aliás, gente, tem hora que eu acho isso ótchemo! Assim ela produz um trabalho digno e com todo o seu talento, mostrando que não está surtando e fazendo pacto com o demo pra ser a número 1 da Oricon. Ela já entrou para a história da música japonesa como a artista que mais vendeu DENTRO e FORA do Japão. E me alegra demais imaginar que ela se vangloria disso mas acha mais importante criar músicas, deixar seu talento aflorar, se divertir do que só vender pra alcançar o topo e dar dindin pra gravadora. Aliás, ela rompeu com a Universal e agora é da EMI.  Entre outras razões,  houve venda não autorizada de um álbum nos EUA. Veja bem, que artista nesse mundo de meu deus não vai cair de joelhos pra gravadora vender seus discos até no ZABADJISTÃO DO NORTE?  Enfim, ela deu um tempo na carreira de super mega estrela cósmica e ficou lançando uma coisa ou outra nos EUA, toda quietinha e sem alarde. Mensagem para o mundo? "HELLO pessoas! Eu não sou um ídolo fabricado! Faço o que quiser, quando quiser e... Tô paganoooo!!!!"  
Falando em ídolos fabricados, Sinceramente...  Gente, tem dia que eu pego aquele ranking da oricon e me pergunto se a crise econômica mundial está afetando os cérebros japoneses... Aqueles grupinhos formados por 45 garotinhas com uniformes escolares, cada uma com cara de mais lolita moe que a outra, umas musiquinhas altamente fast-food... Aqueles mulequinho johnny... Nossa senhora do j-pop me socorre! Olha, gosto não se discute, eu não canso de dizer isso, mas é que eu não dô conta. Tanto artista digno e as musiquinhas mais medíocres bombando... Tá tá tá.  Mas que eu fico pensando... NEWS e AKB48 no topo da Oricon... Podia ser outro não? Eh eh... (CHATA MODE OFF)

Chega. Eu fico feliz pela Utada. Ela não precisa competir com ninguém pra ser rainha do j-pop. Ela dispensa rótulos e alcança o topo porque é talentosa e pronto.

EEEEEEEEEEEEEE... Ela está de volta! Depois de um bom tempo sumida do cenário fervilhante japa, temos um novo PV: GOODBYE HAPPINESS! EBAAAAA!!!!!!! 


Sem efeitos de CG, com ela mesmo dirigindo o clipe e rodado de uma vez só. Não tem um ar super indie na coisa? Tapa na cara dos artistas que gastam milhões de ienes, né? Ficou super interessante e todo mundo que assiste vai se identificar com ela. Quer dizer, eu não fico com fantoches nas mãos, mas tudo bem...


Mais importante que a simplicidade da coisa é o fato dela estar de volta, e com uma música ótima. Vibrante, daquele jeito que você não vai aguentar ficar um dia sem ouvir. 
Bichinhos fofos, uma Utada super alto astral, dançando feito retardada no quartinho! Gente, a dança é o momento "WTF" do PV, mas vindo dela, pode! 

Utada protagoniza "a volta dos que não foram" porque mostra que tem talento ainda pra compor e cantar por muitos e muitos anos. Porque não importa se ficar ali na américa comendo quieta, quando volta consegue ser aquela mesma Utada de sempre. Porque ela tem um "quê" de diferente que atrai e faz você gostar demais das músicas dela. Diferente de ídolos fabricados que tendem a desaparecer se não estiverem sempre expostos na mídia, Hikki tem o poder de ficar sumida por anos a fio se quiser, e voltar mais phodônica que nunca. Ela tem o RESPEITO. Mesmo com um PV de bichinhos estranhos e danças bizonhas, Goodbye Happiness bota moral no meio de tanta porcariada por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário