Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

Nada se cria, tudo se copia na música japonesa...

Há algum tempo atrás um cantor teve a "brilhante" ideia de lançar um CD com a coletânea das melhores músicas interpretadas por mulheres. O dono da sacada era TOKUNAGA HIDEAKI, e seu CD chamava-se 'VOCALIST". Imagine o que pode resultar uma regravação das músicas que foram antes sucesso absoluto e mais tocadas que dedo de proctologista?

#1 do Ranking da Oricon, of course! Leia-se: Oricon manda. A parada oficial de venda de álbuns, singles e tudo mais. Portanto, número 1 é sucesso indiscutível. Ponto. E Tokunaga ficou no topo por semanas a fio! Vendeu mais que água no deserto. Como resultado, ora, mais coletâneas! VOCALIST já está no seu quarto volume, e vendendo muito bem, obrigado!

Opinião pessoal 1... Adorei! Os arranjos e o vocal de Tokunaga deram outro brilho e vida às músicas. Fiquei muito feliz de ouvir músicas que eu adoro com outra roupagem, mais elegantes e com um clima "música ambiente". Mesmo assim não são chatas e repetitivas, trabalho de primeira, acerto na mosca!

Agora,,, se tem uma coisa que é verdade é a frase do Chacrinha (gente, tô véia!) " nada se cria, tudo se copia!"... Se a série VOCALIST vende horrores, por que outros cantores não tentam repetir a odisséia? 

Ahn, fica meio feio copiar a ideia assim, descaradamente, não?

Se você faz parte da indústria da música japonesa, é craro que não!

Quem vai copiar a bagaça agora, queeeem?

JUJU, com um album chamado REQUEST! (aliás, que nome sugestivo... REQUEST da gravadora faminta por grana, né?)

Opinião pessoal 2: "opa, descobriram a mina de ouro do Tokunaga Hideaki!" A JUJU vai copiar a ideia, danadinha! 
Fui com toda sede possível ao pote, porque acho a JUJU uma artista ma-ra, com vocal lindo, doce e poderoso. As canções que ela escolheu pareciam ser otimas, e o CD seria tudibão.

Isso foi o que eu pensei, porque no final me pareceu mais um "karaoke session". Veja bem, os arranjos ficaram incríveis, o vocal dela é lindo mas... Não existe  uma interpretação própria das canções. Sabe quando a gente brinca de karaoke e canta igualzinho à versão original? Foi exatamente isso que a JUJU fez. Nem uma vírgula de diferença das intérpretes originais. Imagino que uma cantora como ela daria um toque todo especial às canções, e não foi isso que encontrei. Pra quem não conhece as versões originais, o CD é lindo, mas pra quem já tinha ouvido o original de fábrica... Virou uma cópia bem elaborada das canções escolhidas. Mesmo assim, tá lá no ranking da oricon, bombando até hoje. (O álbum foi lançado em Setembro desse ano). Enfim, ouço porque tá muito bonito, sem dúvida, mas longe longe do que eu esperava. Bué.

Mas não é só apenas isso! Mais gente sentiu o cheiro do sucesso e dos ienes entrando no cofrinho! Agora a próxima musa diva a entrar no rolo é Koda Kumi, a cantora-piriguete!
                                                                              

 Epa epa epa...Sem ofensas, eu adoro a Kuu-chan!  Ela tem um jeito biscátchy que é demais! Uma pseudo-mulher-fruta brasileira com talento! Acho super interessante ela fazer a linha sexy-diva e ao mesmo tempo se vestir e agir de maneira comportada e austera, tudo conforme o momento. Aliás, é a mulé das mil faces! 
Quero um silicone, please!
 
 
Kuu-chan resolveu brincar de  JUJU. Depois de relançar seus sucessos em versões remix (muito bons por sinal), é hora de repaginar! Sem mais roupas de piriguete, agora toda trabalhada na fineza, temos...



ETERNITY~LOVE & SONGS


Opinião pessoal 3: Kuu-chan, até você?! Opa... Será uma nova JUJU? Ou uma surpresa Tokunaga? Corri pra dar uma bizoiada nas músicas escolhidas... Que fofo, ela incluiu uma música da irmã MISONO, achei isso cute! ( será o medo de dar um rachão na família Koda?)

Que diferença! Sim, os arranjos estão lindos e a voz da Kuu-chan dá outra personalidade as músicas! Até porque ela faz o estilo "ame ou odeie". Ela canta às vezes meio anasalado, dá uns gritinhos estilo "uma barata, socorro!" e outras pitadas "kodescas". Eu "resolvi" gostar. Adoro a força das interpretações dela, seja em canções mais pop como em clássicos mais românticos e que precisam de uma voz mais concentrada. Ela tem um grave lindo, meio rouco... Tudo que se busca num bom cantor eu encontro nela. A voz que tem um quê de diferente. Não basta só cantar de maneira afinada como a JUJU, o canto tem que transmitir alguma coisa, precisa mexer com as nossas emoções, e não pode ser no estilo "desliga esse troço!" Pra mim, esse CD foi surpreendente. Koda arrasou mesmo. Ela mostra que tem cacife pro que der e vier!


NO ENTANTO.... JUJU está na frente de Kuu-chan no ranking da Oricon. NON! ^_^

Agora que o segredo das vantagens está no título "COVER ALBUM", quem será o próximo artista a brincar de karaoke? Se for seguir a linhagem de musa-diva-power aposto que  a  Ayumi Hamasaki vai cair na tentação!  Ou será a Amuro Namie? Eh eh.. Bom, se essa história tiver mais um capítulo vira post por aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário