Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cara feia é personalidade ou business?

Certos artistas do mundo japa me impressionam pelas perfomances e aparições na tv. Alguns dão show de simpatia e talento, como a Miwa Yoshida, vocalista do Dreams Come True. Sou fã incondicional dela, sem base!

Outros, aff... Parece que estão numa fase pré-pulo-de-ponte, aparecendo ali só porque o manager-san os chantageiam com uma cláusula contratual qualquer. E outros fazem o estilo "ajoelhem-se, pobres mortais! El gostosón chegou!" E a galera vibra....

Talvez seja devido às diferenças culturais entre Brasil e Japão, mas a minha paciência não consegue suportar isso. Uma mistura de mau-humor, desprezo e arrogância deixa uns artistas muito cheios de mi-mi-mi. I HATE IT. Pode ter o talento que for, mas fica artificial! Gosto do cantor que usa a emoção pra cantar e ficar ali no palco. Ainda que seja uma coisa meio exagerada, tem pobrema não! O que não dá é parecer um ciborgue fazendo playback pra galera.

Como falar mal dos outros é bom (ah ah!), vou dar nome aos bois, embora muita gente vá discordar de mim...


A primeira criatura que me chamou a atenção nesse quesito foi Amuro Namie. Quando comecei a ouvir música japonesa- tem um bom tempo gente, lá na década de 90 (tô véia)!, Amuro e Ayumi Hamasaki eram as divas absolutas, uma esfaqueando a outra pelo título de "rainha do j-pop". Aliás, as duas eram rainhas, mas desde aquela época não gostava de nenhuma das duas. Pra mim a Namie não sabia cantar e a Ayu tinha voz de galinha histérica fanhosa .(Como é a voz de uma galinha histérica fanhosa?!)- Não sei, mas devia ser algo parecido com a voz dela! 

Pequeno comentário antes de voltar ao assunto: Amuro Namie é hoje a rainha do hip-hop, passei a admirá-la, e Ayu depois de ficar surda canta muito melhor, amém! Elas encontratam a luz e hoje cantam muito melhor que há uma decada...

Voltando a Amuro Namie, desde quando a conheci, quase todas as expressões que vejo dela são assim:
Ok, ok... Cuidado pra não generalizar, né? Não estou  afirmando que ela é um ciborgue japonês com defeito no mecanismo de expressões humanas alegres... Mas em 99.9% do tempo em que eu percebia, sempre havia um quê de tristeza, uma coisa que dava a impressão de que ela não estava satisfeita com aquilo tudo. Daí pensei: estratégia de marketing? TPM? Personalidade? Amuro Namie passou por muitas coisas difíceis na vida, acho que mais do que a maioria dos seres mortais. Quem teve a mãe assassinada pelo padrasto que cometeu suicídio logo depois, por exemplo? Claro que coisas desse tipo deixam cicatrizes impossíveis de desaparecerem. Por isso eu dei um desconto... Tempos depois, as coisas melhoraram, porque...
Confesso que fiquei com um pouco de medo quando a vi sorrir pela primeira vez... MEDA!


Aqui eu proclamo que te perdoo, Amuro Namie! Sorriso colgate, jeitin gente boa plus! Li em algum lugar que o novo amore  fez dela uma pessoa menos tímida e fechada. Agora ela sorri mais e é mais solta. CUTE! Gente, talvez seja timidez né? Embora seja quase incompatível uma criatura dessa ser tímida, sabemos que existe uma Amuro que sobe no palco e bota pra quebrar- the hip-hop queen e a criaturinha normal que incrusive- é um ser humano, imagine!

Enfim, tem carinha fechada mas titia releva.

Isn´t she LOVELY?
A próxima da lista eu ainda não encontrei uma desculpa plausível. E essa tem a cara amarrada meeeesmo! Eitcha!   Ainda me lembro quando ela surgiu no mundo j-pop... Uma coisinha fofa, com cara de adolescente que tinha acabado de sair do baile de debutante... Super cara de colegial,  tocando um violão como se fosse tão natural como respirar. YUI... Uma voz bonita, tocando e cantando composições próprias. Talento próprio que foi sucesso desde o primeiro single. Mesmo assim, óia a expressão coisinha-de-jesus!











"Momento feliz de YUI- repare a expressão radiante!"
"esboçando um sorriso, com todas as forças possíveis e imaginárias. "

"DEOS!!! COMO É QUE SE RI, AFINAL?"


MILAAAAAGREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quase tive um troço quando vi a capa... Ela riu? Mesmo que seja meio forçadinho, é um sorriso. Se eu pudesse diria pra ela sempre fazer isso. Não fica muito mais linda? Eu gosto muito das músicas da YUI, além do talento para criar as letras e músicas. Um toque a mais de simpatia e fica tudilindo!
 
A lista dos artistas podia crescer indefinidamente por aqui, mas não é o meu objetivo. Que que eu acho? O artista é antes de tudo um manipulador de emoções, um criador de ilusões. Os fãs querem magia, emoção, diversão. O artista é um ícone a ser copiado e admirado, então acredito que antes de tudo deve vir o público. A galera que admire, aplaude e grita quer ser bem tratada, quer viver momentos de magia quando vai a um show, por exemplo. Ayumi Hamasaki quando chega nos lugares é recebida por verdadeiras multidões. E ela sabe que tem um papel a representar. Não importa se estiver com sono, cansada ou morta de preocupações. É hora de colocar um sorriso no rosto e agradecer a todos que estão ali só para vê-la. Em Hong Kong (se não me engano) um fã perdeu o sapato em meio à confusão para vê-la. O que ela fez? Sorriu, pegou o sapato e entregou ao fã. Todo mundo achou o gesto a coisa mais legal do mundo. Legal porque ela é o ícone, e desceu do olimpo para se juntar aos mortais naquele momento. Parece tolice, mas para um fã é tudo. Por isso eu me torno impaciente com esses jeitos emburrados de algumas celebs. Se não sabe brincar, não desce pro play! Fã nenhum quer sentir medo ou ser desprezado pelos seus ídolos. Acima de tudo, simpatia é sempre bom! Não estou xingando Yui ou Amuro de mal-educadas, por favor. Elas sorriem, embora seja algo que não se apresente o tempo todo. Elas são assim, ok. Mas que assim é bem mais legal, ah é!

Miwa Yoshida, adoro!




Nenhum comentário:

Postar um comentário