Pesquisar este blog

domingo, 28 de novembro de 2010

Utada Hikaru- Um personagem de manga shonen

Calma, a Utada-sama não vai virar personagem de nenhum mangá... A comparação fica por minha conta depois das últimas aparições e entrevistas da moça.

Recentemente ela divulgou uma nova turnê e um posterior hiato na carreira. Como já havia dito aqui, ela é poderosa o suficiente para fazer pausas, brincar de ser gente comum e voltar a ocupar seu reino. Ela não é o tipo de artista que precisa produzir de maneira incessante para se manter nas paradas e ser lembrada.

Utada expressou uma vontade em ser "uma pessoa normal", sair do mundinho em que é pop star, protegida por todos, vivendo numa realidade diferente daquela da maioria de nós, pobres mortais. Pra isso ela se mudou para os  Estados Unidos, viveu fora dos holofotes asiáticos e tudo o mais. E interessante  é que isso não parece ser o bastante para ela. Só ser uma pessoinha comum não é o objetivo.  Olha só o que ela disse em uma de suas entrevistas:

Quando você é ativa como uma artista, é como se você estivesse protegida por todos ao seu redor. Eu nem ao menos conheço o ambiente ao meu redor. Quero voltar ao zero deixando de ser uma artista. Ser o mais simples possível, não quero ser uma senhora que não consegue fazer nada sem meu empresário quando tiver 50 anos. Se eu só faço coisas nas quais sou boa, sinto que fico mais estúpida, uma vez que não tenho ninguém para brigar comigo ou me ensinar as coisas. Quero trabalhar como voluntária em outros países e lidar com as pessoas. Também quero aprender francês."

Adoro gente assim. Veja bem... Ela poderia simplesmente agradecer a Kami-sama todos os dias pela fama, fortuna e tudo o mais que tem, mas ao invés disso vai jogar tudo para o alto numa busca de realização interior, de conhecimento e fortalecimento da mente e do espírito. Vai sair da casca, do ambiente seguro e protegido pra cair na vida real. Imagina ela numa vibe Angelina Jolie ajudando criancinhas no Cambodia? Conhecendo a dureza da vida, as misérias humanas e tudo o que uma mulher como ela jamais deve ter visto.  Ela fala também em trabalhar em lugares comuns como um restaurante, e que gostaria de ficar até entre livros usados, sentindo aquele cheirinho que só quem gosta de ler aprecia!

É muito corajoso da parte dela. Por um lado acredito que ela diz isso por não conhecer nada de pobreza, miséria e sofrimento. Ela que nunca teve que se preocupar com dindin no bolso, nunca conheceu privação de coisa alguma... Agora vai brincar de ser Irmã Dulce e vai cair de costas com as coisas. 

Esse é o pensamento número 1, e eu juro que quero me arrepender de tê-lo. Se ela se dispõe a largar a vidinha boa, quem sabe não se engaja firmemente em causas humanitárias- uma Shakira asiática?


Meu pensamento número 2 é que ela vai se acomodar com a vidinha classe média nos estados unidos e vai distribuir uma sopinha ou outra para os pobres quando der vontade.


Meu pensamento número 3 é que eu realmente não sei sobre a vida da Utada a ponto de julgá-la e dizer que ela é uma menina rica alienada que acha ser possível brincar de ser pobre.  De qualquer maneira é uma atitude muito louvável. É preciso coragem pra deixar os lençóis egípcios pra dormir em cobertor de promoção da Pernambucanas! Mas admiro muito a ideia. Ela faz isso sem querer aparecer para ninguém além dela mesma. Ela busca crescimento e não holofotes. Por isso a comparação com um personagem de manga shonen. O crescimento interior, tão almejado por qualquer protagonista de história shonen é recriado na figura da Utada. Ela quer não só seu lugar no mundo. Quer fazer parte dele de uma maneira muito mais completa do que só nos palcos. A cantora Utada e a mulher Hikaru vão agora se unir num ser humano que vai conhecer pessoas, lugares e histórias, no melhor estilo Comer, Rezar e Amar

Estou torcendo para que ela descubra um Admirável Mundo Novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário